DESDE    2011

Com larga experiência em consultoria           Promovendo treinamento 

A transparência suscitada pelas relações público-privadas demanda atualmente, profissionais competentes em assessorar as relações institucionais, governamentais, e internacionais, coordenando as atividades protocolares em eventos e iniciativas corporativas.

Surgem assim novas oportunidades e frentes de trabalho para quem detém o conhecimento das normas e procedimentos que regem essas atividades.

A QUEM SE DIRIGE O CURSO

Profissionais de relações de governo, internacionais e institucionais, de comunicação, produtores e organizadores de eventos, cerimonialistas e todos interessados no tema.

DINÂMICA

Os treinamentos incluindo o aprendizado de conceitos teóricos e a simulação de  cases e situações, podem ser ministrados em "cursos abertos"ou "in company".

AGENDA 2019 "in company"

  • "Protocolo, Cerimonial e Etiqueta Corporativa".

  • "Ritos, Atos, Cerimônias e Solenidades".

  • "A precedência e a comunicação - o uso dos pronomes de tratamento nas  formas escrita e oral".

  • ​"Protocolo, Cerimonial e Diplomacia Corporativa nas Relações Institucionais".

  • “As normas de Precedência e a Comunicação Protocolar “

 

INSTRUTORA

Marcia Sabbagk Fonseca e Silva

Bacharel em Direito (PUC-SP), especializou-se nas atividades de organização e execução de eventos, nos programas de profissionalização na Marcondes Machado Assessoria em Eventos, Senac/SP e Universidade Anhembi Morumbi/SP; "Projetos Culturais"/ Ministério da Cultura,"Formação em Protocolo e Cerimonial / Hexágono Cultural - Prof.Nelson Speers.

​Coordenou os eventos da Asserge-Assessoria e Promoções de Eventos S/C Ltda. pelo período de um ano, quando então fundou o Escritório Paulista de Eventos S/C Ltda.​

​O interesse pela atividade de cerimonialista surgiu nos eventos em que atuou ao lado do então Mestre de Cerimônias, o Jornalista Murilo Antunes Alves, que trazia toda a experência como o primeiro Chefe do Cerimonial da ALESP e Chefe do Governo do Estado de São Paulo na gestão Laudo Natel.

Consultora da Integração Consultoria e Treinamento Empresarial (Escola de Negócios) em "cursos abertos" no período de 2001 a 2003, e no Programa Integração África, de 2002 a 2009. Instrutora em cursos "in company" no período de 2000  a 2018 para as instituições Fundação Universidade do Estado do Mato Grosso, Fundação Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária FAPEU-Florianópolis, Organização das Cooperativas do Paraná OCEPAR - Cascavel, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Campus Liberdade SP, Câmara de Comércio Árabe Brasileira CCAB-SP, e para as empresas CTAS do Banco Itaú SP, ZF unidade Sorocaba SP, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein - IIEP Ensino Eventos.

Palestrante no MBA em Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo de Roberto Miranda Educação Corporativa.

Colaboradora das Revistas “Mercado Automotivo” (coluna Estilo - 2004 e 2005) e “Venbras” (coluna “Diplomacia e Estilo” - 2009 a 2011); 

Autora: “Manual de Execução - Organização de Eventos” (Biblioteca Nacional – MEC 35.118/86); Capítulo “O cerimonial público e a Ordem de Precedência nos Eventos de Caráter Privado “ na obra "Cerimonial por Cerimonialistas" (2009 Ed.Cultura Acadêmica); Comunicação “As normas de Precedência e a Comunicação Protocolar “ selecionada para apresentação no XV CIPRO E XXI CONCEP 2016 (27 outubro, Amazonas-Manaus-BR) / Capítulo de obra em período de produção e revisão, edição e publicação. 

​Membro do Comitê Nacional do Protocolo e do Cerimonial com sede em Brasília desde 2006.

@2023 por Liliana Bezerra.